A Sessão Solene realizada pelo Deputado Roosevelt Vilela marcou o aniversário de 31 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
A área de acesso ao plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, garagem e outros espaços foram decorados com elementos ligados ao Cerrado, Meio Ambiente e com animais taxidermizados, criando o clima da solenidade. A sessão aconteceu na manhã desta sexta-feira (7) e, além do batalhão ambiental, homenageou a fauna e a flora do Cerrado.
O Deputado Roosevelt Vilela afirmou que o Batalhão é muito importante, não só para a PM, mas para todo o DF. “São 31 anos de interferências positivas na proteção da fauna e da flora. O Batalhão desenvolve um trabalho fantástico e muito efetivo. Brasília é uma referência nacional nesta área”, analisou. Para ele, a proteção do meio ambiente não pode ser só ideológica, mas uma questão de sobrevivência da própria humanidade. O parlamentar também defendeu a valorização das carreiras de policiais e dos bombeiros militares.
A comandante geral da PM, coronel Sheyla Soares Sampaio, agradeceu o reconhecimento da CLDF à corporação e ao BPMA. Para ela, é uma honra para os policiais contar com o apoio dos deputados distritais. A comandante destacou também a importância do batalhão na promoção de educação ambiental. Participaram ainda da mesa da solenidade o comandante do policiamento ambiental, Coronel Robson Cardoso, e o Major Souza Junior, comandante do BPMA.
O Major Souza Júnior defendeu a preservação do meio ambiente e destacou números referentes ao trabalho realizado pelo Batalhão. “Os bens naturais não são inesgotáveis. Temos que preservar para as nossas futuras gerações”.
De acordo com o comandante do BPMA, só no ano passado o Batalhão entrou em mais de seis mil casas no Distrito Federal desenvolvendo ações de sensibilização e conscientização e recebeu 1.008 ocorrências. Em 2018, foram salvos 5.210 pássaros irregulares. Além disso, foram resgatados de maus-tratos 272 animais domésticos no mesmo ano.
O secretário de Atendimento à Comunidade do GDF, Severino Cajazeiras, ressaltou o relacionamento do batalhão ambiental com a comunidade e o seu papel no resgate de animais silvestres.
Luciano Ribeiro Neto, diretor da Record TV, também participou do evento. A emissora tem desenvolvido um papel fundamental contra crimes ambientais. O diretor destacou o papel e o trabalho dos policiais para o bem-estar da sociedade. A promotora de justiça da defesa do meio ambiente e do patrimônio do MPDF, Luciana Leitão, também prestigiou a sessão solene.
BPMA – Criado em 1988, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Distrito Federal é uma unidade subordinada ao Comando de Policiamento Ambiental – CPAM. Executa policiamento florestal, fluvial e de mananciais em todo o Distrito Federal, além de desenvolver ações de educação ambiental e de resgate de animais silvestres.
Várias crianças participaram da solenidade e entre elas a Guarda Mirim Ambiental da Ceilândia. A estudante da escola rural do Incra 7/Brazlândia, Maria do Socorro Ferreira, apresentou aos convidados a redação sobre o Batalhão Ambiental vencedora do concurso realizado pela escola.
Também prestigiou o evento o Sargento Batista que representa o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar, além dos deputados Iolando, Hermeto e Martins Machado. Com informações da CLDF.
TAG: Solenidade Militar Militares PMDF Polícia Militar Ambiental