Os agricultores aguardam a publicação do edital de licitação para aquisição dos alimentos
Em discurso realizado nesta tarde (11), o Deputado Roosevelt Vilela ressaltou a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas públicas do Distrito Federal.Produtores rurais de todo o DF acompanharam o debate no plenário da Câmara Legislativa e sensibilizaram os parlamentares sobre a importância de fortalecer a agricultura familiar.
Segundo Roosevelt, Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro do DF, os agricultores aguardam a publicação do edital de chamamento, antes dos contratos vencerem no mês de março deste ano. “No DF cerca de 3 mil famílias produzem alimentos para 600 escolas do DF. A aquisição de alimentos está amparada pela Lei Federal 11.947/2006 que obriga os a governos adquirirem 30% dos itens da merenda escolar diretamente da agricultura familiar. O contrato é renovado anualmente, a partir de um chamamento de licitação”, afirmou Roosevelt.
Na tarde de ontem, Roosevelt debateu o assunto com o Secretário de Educação, João Pedro Ferraz, e a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Área de Hortifrutigranjeiro (Sindfhort), Sandra Vitoriano. Segundo Roosevelt, o Secretário de Educação afirmou que deverá publicar o edital até o dia 19 de fevereiro. “A medida, além de garantir o trabalho e renda dos produtores, oferece alimentos saudáveis produzidos no Distrito Federal”, disse Roosevelt.
Com muito trabalho e dedicação, aliamos a merenda escolar com a agricultura familiar. Possibilitando haver alimentação saudável e local para os estudantes, o desenvolvimento regional e o fomento do pequeno produtor. Essa política pública estruturante precisa ser fortalecida e retrocessos não serão admitidos.
TAG:Agricultura Familiar Escolas Públicas Roosevelt Vilela Alimentos