Roosevelt participa como observador nas eleições mexicanas

Deputado Roosevelt participa como observador nas eleições mexicanas

Deputado Roosevelt participa como observador nas eleições mexicanas

Parlamentar acompanha o processo eleitoral como membro do comitê executivo da Confederação Parlamentar das Américas

Da Redação

O deputado distrital Roosevelt Vilela viajou à Cidade do México nesta segunda-feira (27) para observar as eleições que ocorrem no país, como membro do comitê executivo da Confederação Parlamentar das Américas (COPA). As eleições acontecem neste domingo, dia 2 de junho, e os eleitores escolherão um novo presidente, senadores, deputados federais e estaduais, governadores, prefeitos e vereadores.

As eleições no México são secretas e os cidadãos usam cédulas de votação em papel para marcar suas escolhas. Após o fechamento das urnas, os votos são contados manualmente na presença de representantes de partidos políticos e observadores eleitorais. Os resultados preliminares são divulgados no mesmo dia e os resultados finais são oficializados posteriormente.

O deputado Roosevelt Vilela permanecerá no país de 29 de maio a 3 de junho com o objetivo de testemunhar de maneira imparcial o desenvolvimento do processo eleitoral e certificar a legalidade, contribuir para o fortalecimento da democracia nas Américas e observar o processo democrático com o objetivo de auxiliar a favorecer um clima de confiança, de segurança e credibilidade.

O parlamentar ressalta a importância de participar como observador deste processo eleitoral e trazer algumas experiências ao Brasil, que em breve elegerá seus representantes. No entanto, um desafio significativo nestas eleições é a violência, com 34 candidatos assassinados e 272 ataques a candidatos e pessoas relacionadas ao processo eleitoral. A violência tem impactado as campanhas, com muitos candidatos renunciando por medo de suas vidas.

A participação do deputado Roosevelt Vilela nas eleições mexicanas reforça a importância da observação internacional no processo eleitoral e a busca por mecanismos para garantir a segurança e a integridade do processo democrático.

Fonte: Portal do Callado