O PL determina o dia 26 de outubro como a data alusiva às Bombeiras Militares
Com o intuito de dar reconhecimento e homenagear as mulheres que compõem as fileiras do CBMDF, o deputado Roosevelt apresentou o Projeto de Lei 1.451/2020, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que cria o Dia das Bombeiras Militares, a ser comemorado no dia 26 de outubro de cada ano. A proposta foi aprovada em dois turnos e, agora, segue para a sanção do Governador do DF.
Em 1992, ingressava a primeira mulher no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, dando abertura para que, posteriormente, mais mulheres fizessem parte da corporação. Já em 1993, o CBMDF formava as primeiras oficiais do País e, naquele mesmo ano, foram incluídas 42 Soldados femininos, um grande avanço para a instituição, tendo em vista que a primeira turma de Bombeiras era composta por apenas três militares.
Diante desta trajetória, o deputado Roosevelt, que admira a todas as mulheres que fazem parte da corporação em suas diversas áreas, destaca que o projeto de sua autoria visa reconhecer o trabalho e demonstrar a importância das Bombeiras Militares na sociedade. “O ingresso das mulheres demonstrou não só o seu poder, mas o quanto essas brilhantes profissionais, que além de tudo são amigas, mães ou esposas, contribuem para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, visto que elas costumam ter um olhar mais apurado e detalhista, além da capacidade multitarefa inerentes à mulher”, enfatizou o parlamentar.
Atualmente, as Bombeiras Militares atuam nas diversas áreas da instituição, como salvamento, mergulho, perícia, emergência médica, corregedoria, combate a incêndio e tantas outras. Em sua proposta, o deputado Roosevelt elencou algumas militares que estão sendo representadas pela data comemorativa, como a Tenente-Coronel Helen, Tenente-Coronel Mônica, Tenente-Coronel Cristiane, Subtenente Rosemeire, 2º Sargento Angela Nepomuceno e 3º Sargento Camila.
Projeto de Lei 1.451 de 2020 – Deputado Roosevelt by requerimento roosevelt on Scribd
TAG: CBMDF Bombeiras Militares CLDF Segurança