Foi promulgada nesta terça-feira (5), a Lei n° 7.434 de autoria do deputado Roosevelt que obriga a instalação de cabines de proteção para motoristas e cobradores dos transportes públicos coletivos. O parlamentar explicou que a medida é uma forma de proteger os rodoviários em seu ambiente de trabalho.
“Eles estão todos os dias expostos a violências. Aqui no DF, o número de assaltos em ônibus assusta a população. Além disso, as cabines irão ajudar na proteção dos rodoviários do vírus da covid-19, que ainda está em evidência na nossa cidade”, salientou o parlamentar.
Quem ficará responsável pela instalação das cabines dentro dos coletivos são as empresas prestadoras do serviço de transporte.
Dados
Em outubro do ano passado, a morte de um cobrador de 26 anos com um tiro na cabeça revoltou a população. O crime foi cometido por três jovens — de 17, 19 e 20 anos na época — que entraram no transporte público em uma parada próxima a um supermercado atacadista na DF 001.
Nos últimos cinco anos, a atuação de assaltantes em transportes coletivos da capital do país resultou em 112 pessoas feridas, nove tentativas de latrocínio e duas mortes.
Segundo levantamento da Polícia Civil do DF, a região do DF que mais registrou roubos em ônibus foi Samambaia, com 1.333 ocorrências, seguido por Ceilândia (640), Estrutural (477), Recanto das Emas (342) e Santa Maria (285, e Taguatinga (209).