O militar deu uma aula sobre a história do hino brasileiro e ainda contou que um bombeiro militar do DF participou da instrumentação da canção
O deputado Roosevelt Vilela recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (13), o comandante da Marinha, Perlingeiro, e o coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Sandro Miranda. Hoje, se comemora o Dia do Hino Nacional e, na ocasião, o parlamentar teve a oportunidade de ouvir pelos militares um pouco da história por trás da canção brasileira.
O comandante Perlingeiro, que é um estudioso da história do Brasil, deu uma aula sobre o hino brasileiro. “No dia 13 de abril de 1831, se comemorava o dia do Hino Nacional porque foi a primeira vez que ele foi cantado, com a melodia que conhecemos hoje, com uma letra improvisada, escrita pelo desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho, para celebrar a partida de Dom Pedro I de volta a Portugal”, explicou.
Uma curiosidade a respeito da história no hino brasileiro é a participação de um militar do CBMDF. “Quando finalmente o hino recebeu letra e melodia oficialmente por meio de uma lei, verificou-se nessa ocasião que não havia uma forma das bandas militares tocarem porque não existia instrumento de cordas. Então, o 2° tenente à época, Antônio Pinto Júnior, do Corpo de Bombeiros do DF, fez uma instrumentação para as bandas, que ficou registrado na lei n° 259 de 1936”, disse o comandante Perlingeiro. Roosevelt Vilela ficou muito feliz com os ensinamentos e agradeceu a visita.
“Obrigado por compartilhar essa história tão importante, aliás, o hino é um símbolo nacional. Considero a nossa canção uma das mais bonitas que existe, uma verdadeira poesia”, destacou o parlamentar.
TAG: Marinha Hino Nacional