Cerimônia alusiva ao 215º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais – CFN

Marinha do Brasil: Cerimônia alusiva ao 215º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais - CFN

Marinha do Brasil: Cerimônia alusiva ao 215º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais - CFN

Marinha do Brasil – No dia 7 de março de 2023, foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), a Cerimônia Militar alusiva ao 215º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que teve como anfitriões, o Capitão de Mar e Guerra (FN) Marcelo Fortunato Heringer Rosa, Comandante do GptFNB e o Capitão de Mar e Guerra (FN) Márcio Abreu Caldas, Comandante do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Domingos de Mattos Cortez (CIAB).

A Cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), e contou com a presença do Contra-Almirante (FN) Stewart da Paixão Gomes, Subchefe de Comando e Controle do Ministério da Defesa, do Deputado Distrital Roosevelt Vilela, de oficiais e praças integrantes do CFN, além de militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares do Distrito Federal.

Representando nosso CFN de outrora, estavam presentes os integrantes da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais de Brasília (AVCFN-Brasília).

Após as honras de recepção ao Vice-Almirante Alvarenga, realizou-se o canto do Hino Nacional e a leitura da Ordem do Dia do Comandante-Geral do CFN. Logo após, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Anfíbio aos militares agraciados, medalha esta que é uma honraria da Marinha do Brasil concedida aos militares da ativa como reconhecimento àqueles que, em exercícios e operações, distinguiram-se pela exemplar dedicação à profissão e pelo interesse no aprimoramento de sua condição de combatente anfíbio.

Após o canto da Canção “Na Vanguarda”, o Vice-Almirante Alvarenga fez o uso da palavra, onde destacou a atuação dos Fuzileiros Navais como tropa integrante da Marinha, bem como, a importância de sua presença nos Distritos Navais, em especial no Com7ºDN.

Terminando a Cerimônia Militar, a tropa, composta por um pelotão do GptFNB, um pelotão do CIAB, um pelotão do Batalhão Humaitá (destacado), desfilou, juntamente com os Veteranos, em continência ao Com7ºDN.

Seguindo as comemorações do 215º Aniversário do CFN, foi servido um delicioso almoço no refeitório, ao som do Conjunto FuziJazz. Antes do tradicional corte do bolo com o “Sabre de Abordagem”, o Contra-Almirante (FN) Stewart, Fuzileiro Naval mais antigo presente, e o CMG (Ref) Rubens Perlingeiro Filho, Veterano mais antigo presente, discursaram em homenagem aos 215 anos do CFN.

A comemoração, realizada oficialmente no dia 07 de março, retrata a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, sob escolta da Brigada Real da Marinha, data que marca o nascimento do CFN.

Fonte: Marinha do Brasil