Ao todo, são seis equipamentos, que irão ajudar os bombeiros em diversas operações de busca e salvamento
Nesta segunda-feira (22), o Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal apresentou ao deputado Roosevelt Vilela os drones comprados com recursos destinados pelo parlamentar, no valor de R$ 600 mil. São seis equipamentos de dois modelos diferentes que possuem, entre outras características, medição da temperatura do ambiente, zoom dinâmico e alto-falante.
Roosevelt Vilela destacou que o serviço feito através de drones se tornou inevitável. “Tem um custo muito mais baixo, é mais dinâmico e preserva a vida não só das vítimas, mas também a dos bombeiros. Ao invés de expor o militar e utilizar a aeronave, que requer um custo alto para voo, mandamos o drone, que vai fazer o mapeamento da situação, apontar os riscos e trazer informações”, salientou o parlamentar.
O Comandante-Geral do CBMDF, Coronel William Bomfim, agradeceu o apoio do deputado Roosevelt Vilela. “Desconheço alguém que tenha aportado tantos recursos em favor da nossa corporação”. Bomfim destacou que é preciso pensar no futuro, se adequar às tecnologias que possam dar respostas rápidas à população.
Tecnologia de ponta
Os drones são um tipo de veículo aéreo com alta tecnologia controlados por controle remoto. Os equipamentos comprados pelo CBMDF por meio de recursos destinados pelo deputado Roosevelt Vilela possuem câmeras térmicas, zoom, alto-falantes (que podem servir para fazer comunicação com a vítima) e voam a uma distância de 8 a 10 km.
Eles serão empregados pela corporação nas mais diversas áreas de atuação, dentre elas na definição de táticas em grandes incêndios florestais, identificação de focos e zonas de maior calor, busca de vítimas e apoio nas missões de combate à dengue.
TAG: Drones