Na tarde de hoje (23), a assessoria do deputado Roosevelt Vilela participou de uma reunião com o interventor federal, Ricardo Cappelli, no Ministério da Justiça, para debater sobre a intervenção federal e vários pontos relacionados à segurança pública que vem preocupando as forças de segurança do Distrito Federal.
Durante o encontro, foi informado que a intervenção federal não será prorrogada, tampouco haverá federalização das forças. Segundo Capelli, a Secretaria de Segurança Pública do DF volta a ser subordinada ao governo local já na próxima semana.
Ao longo da reunião, a assessoria do deputado Roosevelt também ressaltou a importância do Fundo Constitucional para a continuidade do serviço de segurança pública no DF e, por sua vez, o Interventor Federal garantiu que ele não será mexido.
Recomposição salarial e carreira militar
Outra boa notícia apresentada à assessoria do parlamentar foi quanto às tratativas referentes à recomposição salarial, que foram retomadas e, por parte do Governo Federal, há total disposição de encaminhar essa demanda ao Congresso Nacional. Já no âmbito distrital, foram realizadas reuniões com os comandantes das forças de segurança e, além disso, também está sendo preparado um estudo do impacto orçamentário. A pauta é classificada como prioritária e terá o seu devido encaminhamento.
“Sobre a recomposição salarial, frisamos, assim como na última reunião realizada em dezembro, no Ministério da Justiça, da importância de resolver também o problema do auxílio-moradia, ou seja, incorporá-lo em outra rubrica de modo a acabar com a diferenciação de quem tem ou não dependente”, salientou Roosevelt Vilela.
Outro ponto importante abordado nas duas reuniões, e que houve consenso entre os parlamentares e Secretários, é a necessidade de ajuste nas vagas dentro dos postos e graduações, principalmente na graduação de Subtenente e nas graduações de Tenente-Coronel e Coronel, além dos demais postos, de modo a retomar o fluxo das carreiras do Bombeiro e Policial Militar do DF.
“Nesse sentido, entreguei um documento ao Secretário, assim como eu havia feito em dezembro do ano passado, para resolver, o mais breve possível, essas demandas que são muito importantes para os nossos militares”, finalizou o deputado.
Clique aqui e acesse o OFÍCIO Nº 14/2023-GAB DEP ROOSEVELT VILELA
TAG: Segurança Pública Interventor