O parlamentar ressalta que o projeto social desenvolvido por Ana Laura é nobre e de extrema relevância, sendo este título uma forma de materializar e reconhecer a sua importante contribuição às causas sociais do DF
O deputado Roosevelt Vilela irá conceder o Título de Cidadã Honorária de Brasília, nesta sexta-feira (29), às 19h30, à Ana Laura Toffano Mazzei, pela sua importante atuação em prol das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social no DF, principalmente por meio do Instituto do Carinho, o qual ela preside junto de seu marido Mc Arthur Di Andrade Camargo. A sessão solene acontecerá no Plenário da Câmara Legislativa, acompanhada de uma exposição que irá demonstrar o trabalho executado pela instituição.
Desde os dez anos de idade, Ana Laura já sonhava em criar um movimento para ajudar pessoas em vulnerabilidade e, ao longo de sua vida, sempre esteve engajada em causas sociais. Mas foi em 2011 que o sonho se tornou realidade e, finalmente, concretizou-se um projeto sólido e maior que viria a beneficiar centenas de famílias: o Instituto do Carinho. Fazendo jus ao nome, a instituição é conhecida por ser um ambiente familiar e amoroso, além da dedicação e o cuidado especial com as crianças, os adolescentes e as famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente os portadores de doenças raras.
O deputado Roosevelt Vilela, autor do projeto que concede o Título de Cidadão Honorário à Ana Laura, ressalta que esta honraria é um reconhecimento da Câmara Legislativa às personalidades naturais de outros Estados, mas que residem no DF por período superior a quatro anos e que tenham prestado relevantes serviços à capital do País. “O projeto que a Ana Laura desenvolve é nobre e de extrema relevância, sendo este título uma forma de materializar e reconhecer a sua importante contribuição às causas sociais da nossa cidade”, enfatizou. Entre outros requisitos, o homenageado precisa ter notório reconhecimento público, além de possuir idoneidade moral e reputação ilibada.
Uma vida dedicada às causas sociais
Ana Laura Toffano Mazzei nasceu em Jaú (SP) e mudou-se para Brasília em 1998. Formou-se em Direito pela UDF, destacou-se como atleta da equipe de natação do Iate, clube pelo qual ganhou diversos campeonatos nacionais.
Já morando na capital do País e sensível às causas sociais, engajou-se no trabalho voluntário, atividade que estava na lista de suas prioridades. Passou então a estudar abrigos de menores para entender a dinâmica desse tipo de espaço. Percebeu que todos tinham uma limitação e começou a pesquisar como seria comandar uma iniciativa própria com essa finalidade.
Neste período, conheceu o Sr. Mc Arthur Di Andrade Camargo, seu marido, que à época também tinha o sonho de criar uma Organização Não Governamental para prestação de serviços à sociedade. Foi aí que nasceu o Lar Bezerra de Menezes, em Ceilândia, primeiro abrigo fundado pelo casal, com o intuito de reintegrar crianças abandonadas.
Instituto do Carinho
Com a ampliação dos trabalhos sociais prestados à comunidade carente da Ceilândia, o Lar Bezerra de Menezes tornou-se o Instituto do Carinho, que hoje executa projetos de assistência social, todos geridos e comandados por Ana Laura: Projeto Lar Bezerra de Menezes, que acolhe crianças de 0 a 10 anos de idade encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude; Projeto Casa do Carinho, que oferece cuidados médicos a crianças dependentes de home care; Projeto Criança do Futuro, com aulas de judô, balé, capoeira, dança, música e futebol; Projeto Irmã Dulce, atuando com doação de alimentos; e o Projeto Maria de Nazaré, dando atenção integral às crianças portadoras de síndromes raras e suas famílias.
Atualmente, a instituição possui 39 funcionários remunerados e mais de 120 voluntários, todos empenhados em acolher as crianças beneficiadas pelos projetos sociais do Instituto do Carinho, além das centenas de famílias atendidas com doação de alimentos.
TAG:Título de Cidadão Honorário de Brasília Ana Laura Toffano Mazzei