Emater-DF – Em sessão solene especial durante a AgroBrasília nesta sexta-feira (26), a Frente Parlamentar do Agro da Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou profissionais do setor agrícola, como produtores, servidores do GDF e técnicos de entidades privadas. Quatro extensionistas da Emater-DF foram agraciados com as moções de louvor: a diretora-executiva Loiselene Tridade, o coordenador do programa de Aquicultura, Adalmyr Borges, o gerente do escritório da empresa em Ceilândia, Aécio Prado, e a engenheira-agrônoma Gesinilde Radel, da unidade de Planaltina.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, participou da sessão e destacou o desempenho dos profissionais. “São pessoas que fazem a diferença na empresa, estão aqui por merecimento e representam muitos outros que vestem a camisa e se dedicam à profissão e aos nossos produtores rurais”, disse.
Durante o evento, o deputado distrital Roosevelt Vilela, que presidiu a sessão, justificou a entrega das homenagens. “São pessoas que não medem esforços para o desenvolvimento econômico das áreas rurais do DF”, observou o parlamentar, acrescentando que as moções são um reconhecimento da população do DF, por meio da Câmara Legislativa, a esses profissionais.
Para o médico-veterinário Adalmyr Borges, a moção de louvor é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na aquicultura de Brasília. “Fiquei surpreso e contente ao ser convidado para receber esse prêmio, que vem de um parceiro importante da nossa ação no campo, que é a Câmara Legislativa, por meio de emendas parlamentares”, comemorou o extensionista, que trabalha na Emater-DF há 32 anos, sempre atuando nas áreas de piscicultura e aquicultura.
Já a engenheira-agrônoma Gesinilde Radel entende que a homenagem está relacionada ao trabalho com floricultores. “Planaltina sempre teve uma grande concentração de produtores de flores e plantas ornamentais. Quando cheguei ao escritório, me identifiquei com essa área e assumi as atividades com a floricultura”, conta.
A extensionista, que pertence ao quadro da Emater-DF desde 2010, acrescenta que a homenagem é razão de muita felicidade. “Desde que eu estava na faculdade, sonhava em trabalhar com a extensão rural. Sou de Santa Catarina e meus pais eram produtores rurais atendidos pela empresa agrícola do estado (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC – Epagri) e até hoje se lembram dos nomes dos técnicos que os atendiam. Isso me marcou bastante”, relembra.
Além dos extensionistas da Emater-DF, foram homenageados também produtores rurais, cooperativas agrícolas, zootecnistas — entre eles, Dilson Rezende, administrador de Ceilândia. Também foram agraciados representantes da AgroBrasília, policiais militares, bombeiros e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF).
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.