Deputado Roosevelt Vilela reúne-se com a Secretaria de Economia para tratar das reivindicações dos servidores da EMATER

Deputado Roosevelt Vilela reúne-se com a Secretaria de Economia para tratar das reivindicações dos servidores da EMATER

Deputado Roosevelt Vilela reúne-se com a Secretaria de Economia para tratar das reivindicações dos servidores da EMATER

Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que os servidores da EMATER estão desde 2014 sem reajuste e, por esta razão, a principal demanda da categoria é a revisão dos vencimentos baseada nas perdas inflacionárias acumuladas desde então

Na tarde desta segunda-feira (13), o deputado Roosevelt Vilela, acompanhado dos representantes da Associação dos Servidores da EMATER (ASSER-DF) e da direção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), reuniu-se com o Secretário de Economia, André Clemente, e a Subsecretária de Coordenações de Estatais e Órgãos Colegiados, Jéssica Brito, para tratar das reivindicações apresentadas à EMATER e encaminhadas à Secretaria de Economia para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) relativo à Data-Base 2022.

O encontro foi organizado pelo parlamentar que, ao eleger as demandas relacionadas à área rural do DF entre as prioridades do seu mandato, se colocou à disposição da categoria para representá-los em suas reivindicações.

Na oportunidade, Roosevelt Vilela ressaltou que os servidores da EMATER estão desde 2014 sem reajuste e, por esta razão, a principal demanda da categoria é a revisão dos vencimentos baseada nas perdas inflacionárias acumuladas desde então. De acordo com o Presidente da ASSER, Bruno Aquino, na próxima data-base (março/2022) a categoria completará oito anos sem reajuste, resultando em perdas salariais na ordem de 53,85%.

Por sua vez, o Secretário André Clemente esclareceu que, em virtude dos efeitos da Lei Complementar 173/20, o governo está impedido de aumentar as despesas com pessoal, mas que a proposta de acordo coletivo de trabalho encaminhada pela EMATER, na última quarta-feira (8), já está sendo analisada pelas áreas técnicas da Secretaria e, assim que as análises forem concluídas, a EMATER será chamada para tratar da proposta.

O Secretário também ressaltou que não tinha conhecimento das demandas da categoria, mas que dará a devida atenção aos pleitos, em especial ao do reajuste e, na ocasião, solicitou à Subsecretaria de Coordenações de Estatais e Órgãos Colegiados o levantamento dos percentuais inflacionários acumulados no período, a fim de propor uma recomposição salarial com vistas a reduzir as perdas acumuladas desde 2014.

Roosevelt Vilela garantiu que irá acompanhar de perto as tratativas e divulgará novas informações em breve.

Entenda

No início deste mês, o deputado Roosevelt Vilela intermediou um encontro dos representantes da Associação dos Empregados da EMATER, Bruno Aquino e Fernando Frazão, com o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, Acesse aqui a matéria. O chefe de gabinete da Emater, Cleison Duval, também participou da reunião. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a relevante atuação da empresa técnica junto a população rural do DF e discorreu sobre as sucessivas perdas salariais da categoria, que em março de 2022 completará oito anos sem reajuste.

Foi a primeira reunião do parlamentar com o governo para tratar do assunto. Foi a partir desta reunião que a EMATER se alinhou com a Associação dos Servidores e encaminhou o ACT para análise do governo.

TAG: Secretaria de Economia Emater Agropecuária