Deputado Roosevelt Vilela participa de evento em comemoração aos 60 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Deputado Roosevelt Vilela participa de evento em comemoração aos 60 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Deputado Roosevelt Vilela participa de evento em comemoração aos 60 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Durante a solenidade, aconteceu o descerramento simbólico da placa que denomina a enseada próxima ao Grupamento de “Rachel de Queiroz”, fruto de um PL de autoria do parlamentar

Deputado Roosevelt Vilela participa de evento em comemoração aos 60 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais Brasília

Na manhã desta segunda-feira (4), o deputado Roosevelt Vilela participou da cerimônia militar em comemoração aos 60 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Parceiro da Marinha do Brasil, o parlamentar agradeceu o convite, parabenizou o Grupamento pela cerimônia e reafirmou o seu compromisso com os fuzileiros navais.

Durante a solenidade, aconteceu o descerramento simbólico da placa que denomina a enseada próxima ao Grupamento de “Rachel de Queiroz”, escritora brasileira considerada a madrinha dos fuzileiros navais. A proposta é fruto do Projeto de Lei n° 498/2019, de autoria do deputado Roosevelt, que está em tramitação na Câmara Legislativa do DF.

Por sua vez, o parlamentar demonstrou a sua satisfação em ter apresentado este projeto na CLDF. “Considero de extrema importância essas ações que valorizam as nossas corporações militares. Rachel se tornou um símbolo para a Marinha e, por isso, não podemos deixar de prestar esta homenagem”, destacou o deputado.

Participaram da solenidade o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Jorge Armando Nery Soares, o Comandante do 7° Distrito Naval, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, o Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Capitão de Mar e Guerra Vannei de Almeida, a deputada federal, Bia Kicis, entre outras autoridades.

O Grupamento

Há 60 anos, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília era criado por meio de um decreto presidencial, em 2 de setembro de 1961, e fundado após uma marcha entre o Rio de Janeiro e Brasília. Denominada de Operação Alvorada, a caminhada ocorreu entre 28 de janeiro e 20 de abril de 1960, com mais de 1.200 quilômetros percorridos, sob o comando do Capitão-de-Corveta (FN) Clinton de Queirós Barros, que levava uma carta do então Ministro da Marinha para ser entregue ao Presidente Juscelino Kubitschek em virtude da fundação de Brasília.

O Grupamento teve diversas ações importantes representando a Marinha como, por exemplo, o auxílio na Operação Acolhida (ajuda humanitário aos venezuelanos que atravessaram a fronteira, em 2018); na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil (ação interministerial com objetivo de repatriar os brasileiros que estão localizados em Wuhan, China, devido ao surto da Covid-19); e também com ações de combate ao coronavírus.

TAG: Grupamento de Fuzileiros Navais 60 Anos Segurança