O parlamentar foi o único deputado distrital a participar do evento e, como representante do setor agropecuário na CLDF, Roosevelt reafirmou o seu compromisso com os pequenos produtores e destacou o potencial da fruticultura para gerar emprego e renda no DF
Como Presidente da Frente Parlamentar de Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro da Câmara Legislativa do DF, o deputado Roosevelt Vilela participou, na manhã deste sábado (18), do 1° Fórum da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), que aconteceu no Parque Granja do Torto durante o encerramento da EXPOABRA Digital 2021. A ação é coordenada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional e tem o objetivo de incentivar a produção local de frutas, além de impulsionar o crescimento econômico nacional. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, também estava presente na solenidade.
O parlamentar foi o único deputado distrital a participar do evento e, como representante do setor agropecuário na CLDF, Roosevelt Vilela reafirmou o seu compromisso com os pequenos produtores e destacou o potencial da fruticultura para gerar emprego e renda no Distrito Federal. “A nossa cidade é destaque nacional quanto à produtividade agrícola. Em alguns casos, a produção por hectare no DF chega a ser o dobro da quantidade registrada em outras regiões, como é o caso, por exemplo, da soja, goiaba e maracujá. Sei do grande potencial que temos e da qualidade dos nossos produtos, por isso, sigo à disposição para alavancarmos, cada vez mais, o setor agrícola”, enfatizou o deputado.
Também participaram da solenidade o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a Ministra-Chefe da Secretaria de Governo do Brasil, Flávia Arruda, o Ministro da AGU, Bruno Bianco, a deputada federal, Bia Kicis, o Secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, o Presidente do Parque Granja do Torto, Eugênio Farias, o Presidente da Fape/DF, Fernando Ribeiro, entre outras autoridades e representantes do setor agrícola.
Rota da Fruticultura
A ação é voltada para os pequenos produtores rurais e atinge 29 municípios do Goiás, quatro de Minas Gerais e o Distrito Federal. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões na cadeia produtiva de frutas do DF e Entorno. Os repasses envolvem doação de máquinas, para que seja feito o escoamento dos produtos de forma adequada, e programas de capacitação e pesquisa.
Entre os principais objetivos da Rota da Fruticultura Ride-DF, estão: aumentar a produção e fornecimento de fruta para o mercado interno e externo, gerar emprego e renda na região, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e entorno.
TAG: Jair Bolsonaro Fruticultura Agropecuária