Na ocasião, o parlamentar também irá fazer a entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Presidente da OCDF, Remy Gorga Neto
Nesta sexta-feira (24), o deputado Roosevelt Vilela irá promover uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo e, na ocasião, o parlamentar também realizará a outorga do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga Neto. Prestigiando a solenidade, estarão presentes diversas lideranças do setor cooperativista do DF que terão a oportunidade de participar do 1° Arraial do Cooperativismo, que será realizado na Praça do Servidor, da Câmara Legislativa.
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado há 98 anos e, há 27, foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A celebração acontece anualmente no primeiro sábado do mês de julho. De acordo com a ONU, o cooperativismo é um modelo de empreendimento econômico em que os trabalhadores controlam, de forma democrática, o capital resultante do seu trabalho/cooperação.
Como Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do DF e RIDE-DF, o deputado Roosevelt Vilela ressalta a importância do sistema cooperativista para o desenvolvimento não só da capital federal, mas de todo o País, tendo em vista que, além de ser um gerador de emprego e renda, esse modelo é ferramenta de transformação social e econômica. “Por ser mais que um modelo de negócios, o cooperativismo tem atraído, cada vez mais, pessoas que buscam crescimento e mudança nos mais diversos segmentos da sociedade”.
Representando o cooperativismo e toda a sua importância para o desenvolvimento da capital do País, o Presidente da OCDF, Remy Gorga Neto, receberá, durante a solenidade, o Título de Cidadão Honorário de Brasília em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal.
Contribuição para o cooperativismo
Remy Gorga Neto nasceu na cidade de Caçapava do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul, e mudou-se para Brasília no início da década de 80, onde concluiu o curso de Técnico em Agropecuária, no Colégio Agrícola de Brasília – CAB, em Planaltina. Na Universidade Federal de Viçosa (MG) se formou no Curso de Cooperativismo.
Com enorme contribuição para consolidar o cooperativismo no DF, Remy iniciou a sua trajetória na OCDF em 1998 com a missão de estruturar o departamento de capacitação, cujo desafio era capacitar as cooperativas para atuar em consonância com a doutrina cooperativista e melhorar os seus processos de gestão.
Passaram por sua orientação muitas das cooperativas que hoje estão consolidadas na cidade e promovem a geração de trabalho, renda e oportunidades para boa parte dos cidadãos do DF.
TAG: Cooperativismo Agropecuária