Deputado Roosevelt propõe instalação de câmeras de vídeo dentro das escolas do DF

Deputado Roosevelt propõe instalação de câmeras de vídeo dentro das escolas do DF

Deputado Roosevelt propõe instalação de câmeras de vídeo dentro das escolas do DF

Com o objetivo de trazer mais segurança a toda a comunidade escolar do Distrito Federal, o deputado Roosevelt apresentou na Câmara Legislativa o Projeto de Lei n° 1211/2024 que torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo nas escolas públicas e privadas do DF. O parlamentar afirma que o monitoramento é uma medida eficaz e necessária para prevenir, coibir e registrar possíveis casos de violência, abuso, bullying e outras situações de risco nas instituições de ensino.

De acordo com o projeto, as câmeras deverão ser instaladas em locais estratégicos, como entradas, saídas, corredores, áreas de recreação, cantinas e salas de aula, garantindo a cobertura total das dependências da instituição, sendo vedada a instalação em banheiros, vestiários e outros locais de privacidade individual.

As imagens capturadas deverão ser armazenadas em sistema digital, com acesso restrito a profissionais autorizados, e poderão ser transmitidas simultaneamente aos órgãos de segurança pública. As instituições de ensino deverão afixar avisos visíveis informando sobre a presença de câmeras.

“Infelizmente, nos últimos anos, temos presenciado um aumento preocupante de casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes dentro das próprias salas de aula. Esses atos traumáticos não apenas violam os direitos fundamentais dos estudantes, mas também prejudicam gravemente seu desenvolvimento físico e emocional. É nosso dever tomar medidas concretas para proteger nossas crianças e garantir que as escolas sejam ambientes seguros e propícios para o aprendizado”, destacou o deputado Roosevelt.

Conforme explicou o parlamentar, o monitoramento por câmeras não apenas servirá como um inibidor de atos ilícitos, mas também permitirá a rápida identificação e punição dos responsáveis, além de fornecer provas irrefutáveis em caso de denúncias, já que as gravações servem como evidência em investigações, aumentando a confiança dos pais na segurança da instituição e promovendo maior envolvimento da comunidade escolar.

“Pais e responsáveis terão a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo cuidados em um ambiente seguro e vigiado. O uso de câmeras de vídeo nas escolas oferece benefícios significativos em termos de segurança, incluindo a prevenção de crimes e comportamentos inadequados, além de proteger o patrimônio escolar ao reduzir furtos e danos”, finalizou o autor do projeto.