No dia 6 de março, na mesma semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o deputado Roosevelt Vilela irá realizar, na Câmara Legislativa, uma sessão solene em homenagem às mulheres das forças de segurança pública do DF, como uma forma de reconhecer o papel fundamental de cada uma nos órgãos em que atua e fomentar a presença feminina nas instituições de segurança.
O parlamentar, que tem como uma de suas principais bandeiras a segurança pública, destaca que é extremamente importante promover esse tipo de evento e mostrar a força da mulher em uma área que, até anos atrás, era essencialmente masculina.
“Hoje, as mulheres exercem as mais diversas especialidades dentro de suas instituições. Isso representa a democratização e modernização da estrutura dos órgãos de segurança, confirmando que as mulheres possuem capacidade para ocupar todos os cargos”, enfatizou Roosevelt Vilela.
Durante o evento, serão homenageadas com uma Moção de Louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros (CBMDF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Polícia Penal (PPDF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Defesa Civil. Compondo a mesa da sessão solene, estarão presentes uma representante de cada força de segurança.
Histórico
Até a década de 1980, a ocupação nas forças de segurança pública era essencialmente masculina. Entretanto, as transformações na sociedade e novas concepções de segurança pública criaram condições para que as mulheres pudessem ocupar o seu espaço.
Não se trata mais de uma função só de homens. Muitas trabalham nas áreas operacionais, realizando patrulhamento ostensivo e fiscalizatório, outras cumprem a missão dentro de delegacias e unidades prisionais. Algumas, desempenham função de comando e gestão. Uma em especial, a atual Comandante-Geral do CBMDF, Coronel Mônica, chegou ao cargo mais alto de sua corporação pela primeira vez na história do país.
Serviço
Data: 06/03/2023
Horário: 14h30
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
TAG: Sessão Solene Mulheres Segurança Pública