Foi aprovado na Comissão de Assuntos Fundiários o Projeto de Lei n° 751/2023, de autoria do deputado Roosevelt, que determina ao Detran que destine parte dos veículos inservíveis – sucata – ao Corpo de Bombeiros Militar do DF para fins de treinamentos e instruções envolvendo resgate veicular em acidentes de trânsito. Agora, a proposta irá passar pelas Comissões de Economia, Orçamento e Finanças e Constituição e Justiça antes de ser votada no Plenário da Câmara Legislativa.
O deputado Roosevelt ressalta que, além de garantir sustentabilidade, o PL é uma forma de atender a necessidade dos militares de participarem de simulações o mais próximo da realidade no que diz respeito a acidentes automobilísticos, trazendo uma capacitação mais fidedigna e, consequentemente, garantindo mais segurança aos bombeiros e à população.
“Anualmente, o CBMDF atende mais de 30 mil ocorrências de acidentes envolvendo veículos, o que demonstra a importância da capacitação contínua dos militares”, enfatizou.
Ao longo dos últimos anos, o CBMDF vinha utilizando sucatas fornecidas pela Polícia Civil do DF para ministrar suas instruções e capacitações, contudo, o estoque de veículos daquele órgão não tem sido mais suficiente para manter o padrão de capacitação que a corporação necessita, fazendo-se necessário buscar outros mecanismos que garantam a continuidade dos cursos.