A proposta, inclusive, foi um pleito do parlamentar que, desde o início deste ano, tem se reunido com as entidades de classe das categorias para que, juntos, pudessem arrematar um acordo que fosse unânime entre as forças de segurança
Na manhã desta terça-feira (15), o deputado Roosevelt Vilela participou da solenidade de assinatura, pelo Governador Ibaneis Rocha, da proposta de recomposição salarial das forças de segurança pública do DF. Agora, a solicitação de reajuste, que é de 10%, será enviada ao Governo Federal. A proposta, inclusive, foi um pleito do parlamentar que, desde o ano passado, tem se reunido com as entidades de classe das categorias para que, juntos, pudessem construir a proposta de recomposição salarial equânime entre as forças de segurança.
A proposta assinada pelo Governador nesta manhã vem após diversas reuniões realizadas pelo deputado Roosevelt Vilela, por meio da Frente Parlamentar Mista em defesa da recomposição salarial das forças de segurança pública, da CLDF, a qual ele é Presidente, para debater o tema junto aos representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil do DF, incluindo também os servidores aposentados.
Durante as reuniões, realizadas no auditório da Câmara Legislativa, os presidentes das entidades de classe pediram socorro, pois ao longo dos anos as categorias vêm sofrendo severamente com as perdas inflacionárias, o que tem corroído seus salários e comprometido a subsistência de suas famílias.
Conforme destacou o deputado Roosevelt, as categorias enfrentavam dificuldades políticas em razão da condição diferenciada a que estão submetidas, ao dependerem do envio de mensagem por parte do Governador e, posteriormente, do aval na área federal e aprovação no Congresso Nacional. “Este trâmite coloca-os em uma condição de maior complexidade em relação aos demais servidores e entes federados. Mas, tivemos uma importante vitória nesta manhã com o envio da proposta do Governador à União e, tenho certeza, que o nosso Presidente da República irá atender o nosso pleito”, salientou o parlamentar.
Em paralelo às ações que culminaram na justa recomposição salarial das forças de segurança pública, o deputado Roosevelt Vilela está acompanhando de perto o trâmite das minutas de decreto que submeteu à análise do Governo do DF, para que possam ser corrigidas três grandes injustiças que atormentam os militares do CBMDF e da PMDF, que são: o reajuste do valor do serviço voluntário, de modo que, após o desconto do imposto de renda, os militares recebem o mesmo valor líquido que as demais categorias; a correção da tabela do auxílio-moradia, de modo a acabar com a incoerente diferenciação dos valores em virtude de possuir ou não dependentes; e a alteração dos decretos que regulamentam os fundos de saúde das corporações, para que seja solucionado o problema da coparticipação ilimitada que está ocorrendo atualmente. As minutas dos decretos foram construídas no gabinete do parlamentar e, atualmente, estão em trâmite nos órgãos do GDF.