Agência CLDF – A Câmara Legislativa homenageou os 167 anos do Corpo de Bombeiros em sessão solene, no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras. O autor da iniciativa, deputado Roosevelt Vilela (PL), considerou que “o maior patrimônio do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) são as pessoas”.
Oriundo do CBMDF, Vilela reforçou que a principal bandeira de seu mandato parlamentar é a segurança pública, com o objetivo de “dar condições para que os policiais exerçam seu trabalho com dignidade”. Ele argumentou pela capacitação para que “o bombeiro vá para a rua de forma qualificada, oferecendo para a sociedade as melhores técnicas”.
O distrital citou proposições legislativas e emendas parlamentares de sua autoria voltadas à categoria, a exemplo da valorização do veterano do CBMDF, objetivo da Lei 6.313/2019, que inclui no calendário oficial do DF o Dia do Bombeiro Militar Veterano, a ser comemorado no dia 4 de julho. Durante a sessão solene, houve a assinatura da portaria que institui o exórdio e o toque de presença do veterano, executado pela banda do CBMDF.
Heróis anônimos
Agradeceu a homenagem da CLDF a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Mônica Miranda. “Essa iniciativa louvável nos permite render reverência à coragem, dedicação e nobreza de propósito desses heróis anônimos que compõem a nossa respeitada instituição”, afirmou.
Ela ressaltou que a história e a tradição do CBMDF foram forjadas nos episódios mais desafiadores. “Em meio ao caos, os combatentes do fogo têm sido uma inspiração para toda a sociedade”, apontou.
Relatou sua admiração pela corporação o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury. “Os bombeiros demonstram, reiteradamente, seu compromisso com o povo”, disse, ao lembrar diversas situações nas quais os bombeiros atuam, como nos recentes episódios de violências nas escolas.
“São 167 anos de orgulho”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública do DF, Sandro Gomes, que também é oriundo do CBMDF. Ele pontuou que a corporação “nunca se acovardou diante das dificuldades e é a favor da paz”.
Em nome do 7º Distrito Naval, o capitão de mar e de guerra Márcio Abreu Caldas, salientou que Marinha e Corpo de Bombeiros são instituições-irmãs, ao cumprimentar a corporação pelo aniversário.
Animação
Durante o evento, houve o lançamento da animação “Seis Notáveis”, representando a diversidade de papeis do CBMDF, instituição que conta com 6.038 bombeiros. O curta, produzido por integrantes da própria corporação, mostra a variedade de ambientes e perfis, com o mesmo propósito: “Somos todos diferentes, mas quando se trata de vidas alheias e riquezas salvar, somos, indiscutivelmente, um; Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, emergência 193”.
Ao final da solenidade, foram entregues moções de louvor a bombeiros que se destacaram pelos serviços prestados à população do DF.
Franci Moraes – Agência CLDF